-
Arquitetos: JHW IROJE architects&planners, The Sa-ram Architects; JHW IROJE architects&planners, The Sa-ram Architects
- Área: 999 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Youngkwan Kim
A textura da Terra
O projeto começou com a preocupação de como representar algo da textura da natureza, que tem um caráter diferente da escala do estádio coberto. Queríamos que a suave cor vermelho-marrom da margem do rio Youngsangang continuasse em toda a massa.
A estrutura e cobertura do Estádio
O espaço está assegurado pela forma da estrutura interior de aço, a qual chama atenção visual devido ao material estrutural exposto e às instalações dos equipamentos. Para esse estádio, o limite estrutural da forma interior e a longa viga de concreto foram complementados com estrutura tensioanda. Projetou-se uma quadra de sete lados dentro da caixa de concreto de 50x20x12m (H), que é uma estrutura de paredes que não permite a exposição de nenhuma coluna. A luz indireta entra no edifício durante o dia a medida que as colunas são posicionadas em um módulo de proporções constantes, sustentando a cobertura entre os módulos. Além disso, uma janela projetada de 50 com de largura filtra a luz adicional. A longa abertura está envolta ao redor dos quatro módulos do estádio, que contém a vista da paisagem do parque.
Ectype e o Caminho do Concreto
A principal parede de suporte estrutural possui um acabamento de cor de concreto aparente. Um padrão foi revelado ao gravar a madeira em forma quadrangular. A madeira compensada maciça e a perfurada foram colocadas em cruz e usadas como material de acabamento interior para absorver o som, o que minimiza o ruído durante os jogos. Os acabamentos do piso e da parede interior foram feitos com padrões de madeira, o que continua o padrão de concreto colorido na parede exterior, criando uma textura cálida que interfere na atmosfera do estádio.